Qual é a expectativa da equipe gestora da escola em relação a este Projeto.
Escola: Escola Estadual José Costa Soares
Cidade: Guaraí Estado: Tocantins
Equipe gestora da escola: Raimunda Guimarães Araújo, Elisete Fonseca Primo Oliveira, Denise Cirqueira de Lima Silva, Dionília Pereira da Silva, Francisca Fernandes de Sousa Rezende, Gláucia Maria da Cruz Botelho, Leiliane Peixoto Negreiros, Maria de Lourdes Fonseca do Nascimento, Maria do Socorro Rodrigues Barros Eckert, Maria Gomes Miranda, Roza Gomes de Melo, Simony Ribeiro Gomes.
Cursistas equipe gestora: Os mesmo citados acima.
A Escola José Costa Soares, de Guaraí - Tocantins foi contemplada com Projeto UCA, um computador por aluno, onde foi de grande importância esse projeto.pois agora nossos alunos estão sendo incluídos digitalmente, ficando em pé de igualdade com todos. Eles estão de portas abertas para o mundo, agora os alunos podem fazer pesquisa na própria escola e tem mais opções para estudar.
A escola demonstrou satisfação com o programa, que visa oferecer uma maior inclusão digital aos estudantes e é muito importante, porque os alunos aprendem mais e tem mais motivos para estudar.
Toda equipe está esperançosa com essa nova experiência que está sendo ótima ao utilizar os computadores portáteis do UCA. Vai melhorar muito nosso dia a dia na escola e os desenvolvimentos dos alunos.
No entanto, para que essa reconstrução possa torna-se efetiva é necessário que a formação envolva todos profissionais em especial o diretor e os coordenadores pedagógicos das escolas e outros educadores que atuam na escola, estamos trabalhando com os laptops para fazer a mesma educação e temos que ser ativistas, professores transformadores. Não podemos entender o computador como ferramenta, mas como elemento estruturante das formas de linguagens, de pensar… o professor não pode ser facilitador, o aluno tem que encontrar os novos desafios, obstáculos, para que estimulem a sua criatividade. Quando a tecnologia entra na escola ela induz mudança. Precisamos como a bactéria contamina o maior número de pessoas possível. Estabelecer novos canais de comunicação. Levarmos em consideração quem e como era a comunidade em que a escola estava inserida, quem eram os parceiros, enfim tivemos uma visão do todo e não somente do pedagógico. Espera-se que a tecnologia impulsione a inovação pedagógica. Quando falamos em inovação tecnológica nos referimos à mobilidade, a conectividade sem fio, ao laptop imersão tecnológica da escola e da convergência de diferentes mídias. Ao nos referirmos à inovação pedagógica focamos a interação multidirecional, criação de redes e construção de significados, aprendizagem colaborativa, expansão do tempo e espaço escolar e integração da tecnologia com o currículo. É preciso conhecer, refletir e pesquisar para orientar, numa determinada atividade, qual é o melhor recurso. É preciso desenvolver a cultura digital na escola e não somente o digital. A maior prova de que ninguém detém a verdade são os resultados dos sites de busca onde se obtém uma enormidade de resultados Caberá ao educador garimpar as que mais atendem a sua necessidade naquele momento. Com o uso do computador na escola, não só o comportamento dos alunos muda, mas também o do professor que passa a interagir com os alunos e a estimulá-los a se manifestarem. . A postura do professor também mudou. Hoje ele não é mais aquele que tem que ter o controle de tudo e sim passa a acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário