terça-feira, 26 de abril de 2011

PROJETO ÁGUA

ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAÍ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES

AUTORAS: ADAIDES FACUNDES, FRANCISCA FERNANDES,RAIMUNDA DINIZ E ROZA MELO


PROJETO ÁGUA


I – JUSTIFICATIVA:

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: poluição dos rios, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

II - Conteúdos:

1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
• Compreender o ciclo da água.
• Conhecer as causas da poluição da água.
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
.Saber a necessidade de se economizar água.
• Identificar o percurso da água do rio até as casas.
• Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
* Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.

II – OBJETIVOS GERAIS:

•Perceber a dependência dos seres vivos em relação a água e ao meio ambiente.
* Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

III- ETAPAS PREVISTAS

Linguagem oral e escrita

* Leitura de textos, histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
* Produção coletiva de pequenos textos.
* Escrita espontânea.
* Cruzadinhas, caça-palavras.
* Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
* Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

MATEMÁTICA

* Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
* Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
* Situações-problema envolvendo a água.
* Jogo com dado/trilha.

NATUREZA E SOCIEDADE
* Observação do ciclo da água.
* Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
* Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
* Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
* Experiência do pé de feijão.
* Vídeos que abordam o tema.
* Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
VISUAL

* Desenho livre e de observação.
* Recorte e colagem.
* Jogo da memória.

MÚSICA E MOVIMENTO

* Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
* Cd Xuxa, Guilherme Arantes.

II - Conteúdos:

1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
• Compreender o ciclo da água.
• Conhecer as causas da poluição da água.
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
.Saber a necessidade de se economizar água.
• Identificar o percurso da água do rio até as casas.
• Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
* Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.

II – OBJETIVOS GERAIS:
* Perceber a dependência dos seres vivos em relação a água e ao meio ambiente.
* Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

III- ETAPAS PREVISTAS

Linguagem oral e escrita

* Leitura de textos, histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
* Produção coletiva de pequenos textos.
* Escrita espontânea.
* Cruzadinhas, caça-palavras.
* Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
* Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

MATEMÁTICA

* Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
* Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
* Situações-problema envolvendo a água.
* Jogo com dado/trilha.

NATUREZA E SOCIEDADE

* Observação do ciclo da água.
* Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
* Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
* Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
* Experiência do pé de feijão.
* Vídeos que abordam o tema.
* Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.

VISUAL

* Desenho livre e de observação.
* Recorte e colagem.
* Jogo da memória.

MÚSICA E MOVIMENTO

* Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
* Cd Xuxa, Guilherme Arantes.

AVALIAÇÃO

Exposição de trabalhos e palestra com um profissional da rede de tratamento da água.
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: poluição dos rios, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

Um comentário:

  1. Roza, parabéns pela proposta de projeto. Continue atualizando seu blog. Sucesso na execução das ações do projeto.
    Madalena

    ResponderExcluir