Eixo 2- Atividade 4.2
Reflexão sobre a aprendizagem
As reflexões sobre formação docente e suas relações com as tecnologias se da ao inicio sobre o cenário educacional o contexto social e a Escola que queremos, especialmente porque as propostas e ações de formação são influenciadas por características dos grupos sociais. Considerando o ideal a se atingir de uma escola geradora de conhecimentos e que promova oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, falando de reflexões sobre as transformações necessárias nos processos educacionais e as conseqüências para os processos formativos, defendendo a idéia de que a formação docente é um processo de aprendizagem que ocorre num continue num, ao longo de toda a vida. Dessa formação docente é o de desen¬volvimento profissional e por essa razão, se desenvolve profissionalmente, estabelecendo uma seqüência, possível de ligações entre TICs refletindo sobre o uso didático da tecnologia e as competências docentes necessárias para tanto. Outro ponto para reflexão é o das abordagens pedagógicas de situações didáticas nas quais a tecnologia está presente e as formas de se conceber o ensino e a aprendizagem com e na presença de tecnologia.
Considerando que ensinar e aprender com as tecnologias pressupõe modificações nas interações, no gerenciamento, na estruturação e no planeja¬mento das situações didáticas – incluindo transformações nos procedimentos de avaliação educacional – entende-se que um conceito central na formação profissional é o da mediação pedagógica e deve ser entendida como sendo um processo comunicacional no qual educador e educando desenvolvem uma relação dialógica em que ambos são cultores da produção do saber. Pode ter nos recursos tecnológicos uma importante ferramenta - essa é a questão que aborda as relações entre homem e máquina e as transformações nas interações que ocorrem com a presença da tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário