quarta-feira, 30 de março de 2011

Atividade 1.6 - reflexão sobre a aprendizagem

Reflexão sobre a aprendizagem

Ser professor hoje é viver intensamente no tempo não se esquecendo das tecnologias onde se deve ter consciência e sensibilidade. Essa consciência e sensibilidade vêm sendo construída através de valores, atuando no mundo, das representações de vida, saberes, sentimentos, expectativas presentes no seu cotidiano, com as relações estabelecidas enquanto seres como um todo, dentro das escolas e também as relações entre os próprios professores.
Nesse contexto o professor passa a ser o orientador, o coordenador e o facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Para que sua orientação influa sobre os processos de construção do conhecimento, deve estar atento aos mecanismos das relações interpessoais nas interações com o educando, sem perder de vista que a ajuda pedagógica deve adequar-se às necessidades e características de seus alunos. Sua intervenção pedagógica deve contribuir para que o aluno, frente às motivações do contexto educacional, desenvolva sua capacidade de realizar aprendizagens significativas, aprendendo a aprender e construindo seus conhecimentos.
Por tanto a aprendizagem acontece por toda vida, estamos em constante aprendizagem, mas para isso é preciso estar disposto a aprender, ter meios para aprender e alguém que nos oriente nesta aprendizagem.. Na educação os resultados não acontecem de um dia para o outro demoram meses, anos e às vezes décadas o que exige de nos constante atualização, estudo e isso por toda a nossa vida.
Temos que cuidar pessoalmente de nossa formação, para que possamos acompanhar crescer e aprender. Mudar nossa postura neste sentido para que sejamos autônomos na busca e aplicação daquilo que acreditamos estar correto para nossa aplicação. Precisamos resgatar nossa identidade que parece estar manchada e valorizar o nosso trabalho.
Temos profissionais e profissionais em nosso meio, mas está chegando o momento em que alguns estão se excluindo por si só e outros se incluindo. O momento é de fazer a opção, inserir-se ou excluir-se. Precisamos estar conscientes daquilo que queremos e acreditamos para prosseguir.
A aprendizagem é o resultado de todos os esforços realizados para atingir um objetivo. O um dos meios para alcançar estes resultados é por meio de projetos. A organização por meio da cooperação resultará em uma maior autonomia do aluno e ao mesmo tempo ampliará as fontes de pesquisas. Os conteúdos devem ser selecionados com a intenção de construir conhecimentos mais depurados e mais comprovados possíveis. A instigação deverá ocorrer por meio das indagações, acompanhadas das perguntas: O que? Por quê? Como? Dentro deste contexto, entra em ação a avaliação. Uma ferramenta que por meio do julgamento consciente dirá se os objetivos foram alcançados. O professor deverá ter a habilidade para construir caminhos e mecanismos que possam mediar o conhecimento e ao mesmo tempo mostrar os resultados apreendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário