ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAÍ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
BIBLIOTECA CENTRO LITERÁRIO PEDRO ZANINA
GUARAÍ - TO
Relatório da Biblioteca
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAÍ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
BIBLIOTECA CENTRO LITERÁRIO PEDRO ZANINA
GUARAÍ - TO
Relatório da Biblioteca
Roza Gomes Melo
Francisca Fernandes
Ações da Biblioteca Centro Literária Pedro Zanina
AÇÃO
Atualizar as Normas Internas da Biblioteca.
Destacar o aluno Leitor trimestralmente
Projeto água fonte e vida
Circulo de leitura
Francisca Fernandes
Ações da Biblioteca Centro Literária Pedro Zanina
AÇÃO
Atualizar as Normas Internas da Biblioteca.
Destacar o aluno Leitor trimestralmente
Projeto água fonte e vida
Circulo de leitura
RESPONSAVEL
Suporte Pedagógico da Biblioteca
Alunos
Suporte Pedagógico da biblioteca
Suporte pedagógico
Biblioteca
PERIODO
Fevereiro 2011
Abril a dezembro 2011
Maio
2011
Abril a Novembro
2001
METODOLOGIA
Convidar os lideres de sala para juntos elaborarem as normas da biblioteca objetivando um melhor funcionamento da biblioteca.
Realizar um levantamento através dos registros da biblioteca observando o aluno que mais leu no trimestre e expor o seu nome no mural.
A importância da água
Incentivando o habito a leitura.
Relatório
Atualização das normas internas da Biblioteca de 2011
A biblioteca exerce um papel fundamental na realização desse projeto, na formação do aluno leitor, e deve ser transformada no espaço mais fascinante da escola. Deve ser um lugar agradável, dinâmico, descontraído, onde imperem as boas relações entre alunos, livros e professores. O espaço físico deve ser acolhedor, cheio de vida, organizado e limpo; com cantinhos aconchegantes, gostosos, onde a aprendizagem vá acontecendo, sem imposições, como um convite mágico, como uma descoberta. A função primordial é o prazer do leitor. Através deste prazer estaremos atingindo o objetivo do projeto. Suponhamos que o mistério, por exemplo, seja o tema gerador de interesses de leitura. Toda a biblioteca será trabalhada no sentido de se transformar no mundo de mistério.
O Projeto “Água fonte de vida” conseguiu atingir seus objetivos, pois foi desenvolvido seguindo cada meta de seu planejamento, espeitando as capacidades de cada professor e facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
O Projeto teve início com a busca de alternativas que auxiliassem o desenvolvimento de atividades pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Então, por meio de informações de alguns professores e navegando na internet, foi possível conhecer e divulgar as oportunidades de acesso à tecnologia.
Durante o projeto utilizamos principalmente as áreas de Língua Portuguesa (alfabetização, ortografia, raciocínio lógico); Produção de textos (leitura e escrita).
Alguns professores, selecionar as atividades para seus alunos, conseguiram realizar uma boa aula e prender a atenção da turma. No início, alguns alunos ficaram perdidos, mas depois se entrosaram e sentiram-se à vontade, pois se interessaram pelas atividades.
Observando os alunos durantes as aulas foram possíveis perceber que foi possível colocar em prática a teoria que aprenderam em sala de aula.
O Projeto “Água fonte de vida” conseguiu envolver e motivar professores e alunos para o uso da tecnologia como ferramenta que auxilia verdadeiramente o ensino e à aprendizagem, e não como uma forma de dificultar, ainda mais, a prática pedagógica.
A Biblioteca Literária Pedro Zanina iniciou, no primeiro semestre de 2011,a prática do Círculo de Leitura. Este ofereceu aos alunos a oportunidade de participar de encontros quinzenais, nos quais há o propósito de conhecer e discutir obras clássicas da literatura. Sendo assim, alguns alunos e professores discutiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário